segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Crítica - I - Assembleia Municipal


Tinha esperança que críticas não viessem a ser proferidas.´
Tinha esperança que, a sê-lo, o fossem bastante mais tarde.
Tinha esperança...
Principalmente depois de ouvir os eleitos proclamar:


"Eu, abaixo assinado, afirmo solenemente por minha honra cumprir com lealdade as funções que me são confiadas"


nunca esperei que o resultado para a eleição do Presidente da Assembleia Municipal tivesse o defecho conhecido.


"solenemente" solene - "que denota importância, seriedade (...)
"honra" - "princípios ético que leva alguém a ter um conduta proba, virtuosa (...)
"lealdade" - "fidelidade aos compromissos assumidos (...)


E aqui critíco quem não levou as conta as palavras que proferiu, votando contra quem o elegeu e contra quem lhe deu a confiança de um lugar elegível.


Se não estavam de acordo com a pessoa indigitada para cabeça de lista deveriam, em devido tempo, ter declinado o convite.


Se não foram agora leais ao compromisso assumido com o(s) partidos pelo(s) qual(ais) foram eleitos não o serão com certeza no futuro.


Se não mostraram seriedade no acto de eleição do Presidente da Assembleia Municipal não o mostrarão com certeza no futuro.


Se alguma honra lhes resta deveriam apresentar a sua demissão e evitar, assim, a demissão de Luís Tovim.

6 comentários:

  1. Caro Luís, ao assumir um lugar numa qualquer lista, grupo, elenco, direcção e afins, está-se implicitamente a aceitar as propostas do cabeça dessa mesma lista. Não é correcto dar um "sim" simplesmente para fazer parte do leque de escolhidos e depois dar um não a quem neles confiou, retirando-lhes o tapete debaixo dos pés. O lugar está garantido, mas a que custo? que se pode esperar no seguimento de uma situação destas?

    não sendo eu militante em partido algum, não deixo contudo de ter a minha visão. Neste caso, não concordo com a renúncia do Tovim. Ele concorreu como deputado e deveria honrar a confiança que muitos figueirenses nele depositaram. Porque poderá desenvolver um papel de relevo em prol da Figueira. Presidente ou não. Nada o impede de apresentar propostas, de reclamar o melhor para o seu concelho. As atitudes ficam com quem as tomam, sempre ouvi dizer. Esta seria uma boa oportunidade de mostrar esse tal desejo supremo de lutar pelo bem estar dos figueirenses. Com um "cargo" cimeiro ou não. Digo eu...

    Jorge Lemos

    ResponderEliminar
  2. Como os políticos do sistema procuram tachos e não servir o povo é natural que na hora de dividir a presa surjam desavenças; os abutres fazem a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com as primeiras linhas do comentário do Sr.Jorge Lemos,mas não seria mais honesto da parte de quem não quis votar no Luis Tovim que o tvesse manifestado na altura da feitura das listas.A discordancia é algo que abona em favor da democracia e talvez asim, manifestando-a se tivesse chegado a um consenso.Quanto à demissão de Luis Tovim eu teria feito o mesmo, como diz o povo "quem não se sente não é filho de boa gente".
    Esta é tão simplesmente só a minha opinião

    António Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Caros Luís e sr. António Oliveira.
    eu entendo a posição do Tovim. mas ainda assim julgo ser necessário dizer que ele não concorreu à presidência da Assembleia Municipal, mas sim ao lugar de deputado. Só por desconhecimento do regimento é que se poderia afirmar o contrário.

    Depois, Tovim abandona por sentir-se traído por um par de votos. E o que dizer dos que nele confiaram? Todos os outros que nele votaram? e antes disso, o que dizer dos figueirenses que nele confiaram como alguém que iria defender os seus interesses? não haverá aqui uma traição de confiança, também? onde ficou a tal vontade de Tovim em lutar peo progresso da sua terra? ficou reduzida a nada por não ter a presidência? por não ter toda a bancada do seu lado?
    por fim, o Dr. Tovim é uma pessoa formada e culta. não acredito que tenha ido para esta corrida autárquica completamente iludido. sabia bem o que iria encontrar. veio do PSD e juntou-se ao PS. Sabia bem, ou deveria saber, que este caminho por si escolhido não seria limpo de escolhos. esta posição (não o resultado) só veio confirmar o que muitos previram: que a política não é para ele. não soube lutar, não soube fazer frente a quem o afrontou. preferiu afastar-se. foi a sua escolha. há que viver com ela. mas não se vitimize o senhor. Porque sabia bem o meio onde se ia meter. para o bom e para o menos bom.

    Um abração para ambos.

    Jorge Lemos

    ResponderEliminar
  5. Sr. Jorge Lemos obviamente que tem razão no seu comentário anterior,eu deduzo que o Luis Tovim se não sabia deveria saber os terrenos que estava a pisar quando aceitou fazer parte das listas. O que eu quis dizer no meu comentário foi tão só a falta de solidariedade e honestidade daqueles que à partida já sabiam que não iriam votar no Luis Tovim para a presidencia da Assembleia Municipal.Não sei se concorda com o meu ponto de vista mas também lhe devo dizer que me parece que o Luis Tovim não foi talhado para o combate politico.Eu não sou politico nem defendo partidos,pauto-me por ideais, principios e valores que eu acho na minha prespectiva serem os mais correctos.

    Um abraço e bom fim de semana.

    António Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Sr. Oliveira.

    concordo plenamente com suas ideias. Também eu não sou político e nem me passa pela cabeça sê-lo. Mas voto neles, e tenho, como V. Exa., ideais e princípios.

    Um abraço

    Jorge lemos

    ResponderEliminar